Anticast-198-o-machismo-e-outras-coisas-no-mundo-nerd

É esse autoritarismo que eu não consigo suportar no movimento de justiça social.

O argumento dos caras, a priori, não está errado. Há MUITO sexismo no meio nerd (bom, onde não há, se pararmos pra pensar? Existe ALGUM meio que a galera da justiça social diga "não, esse aí tá de boa"? A impressão que tenho é que tudo é problemático). E sim, inúmeros podcasts brasileiros pisam na bola nesse quesito. Repetidamente.

(O meu eu posso dizer com autoridade que não, e é por isso que não foi mencionado, apesar de ser um dos maiores do país)

Mas tinha gente dizendo até que o Jovem Nerd tinha que emitir uma desculpa em TODOS OS CANAIS DE PRODUÇÃO DELE. Que tinham que fazer um nerdcast só de meninas, pra "compensar" ou algo assim. Quem vê pensa que ele falou algo MAQUIAVÉLICO para a menina.

Pra quem não sabe o que iniciou a confusão: A garota que é pivô de toda essa parada comparou a citação dele de Seinfeld ("decote é como sol, você não pode olhar fixamente, só 2 segundos e pronto") com estupro. Ele se defendeu, falando que era uma comparação meio forçada, e meio que ficou por isso mesmo. Aí como sempre vai um monte de fanboy imbecil atacar a garota totalmente a toa, e ela se chateou e decidiu deletar o blog. Até aí ela tá com a razão -- não na discussão, porque achei o argumento sem sentido, mas ela apenas discutiu com alguém baseado em algo em que ela acredita e foi atacada violentamente por isso. É inegavelmente escroto.

Foi quando ela começou a responsabilizar o Jovem Nerd pessoalmente pelo tratamento que ela recebeu que eu parei de concordar com ela. Me desculpem, mas isso de "ah você tem que se responsabilizar pelo grupo todo" só vale quando é conveniente. Quando uma feminista extremista fala alguma bobagem, por acaso o feminismo inteiro se responsabiliza? Não. "Ah, essa aí não representa a gente". Um terrorista islâmico explode uma creche? "Esse cara não é um real muçulmano, ele não representa todo o Islã". Um político do partido XPTO faz cagada, "peraí, você não pode pôr isso aí inteiramente na conta do partido..."

Quando queremos criticar o inimigo, tudo vira generalizações. A garota sofreu misoginia no meio nerd? TODOS OS NERDS SÃO MISÓGINOS. Eles representam o grupo inteiro, necessariamente, e estão todos responsáveis!

É uma dissonância cognitiva imensa.

O próprio podcast foi repleto desse tipo de coisa. Em um momento, criticaram o comentário do Affonso Solano de comparar uma mulher de decote com um sujeito andando por aí com o "caule do pau" (eu achei engraçadíssima essa combinação de palavras) aparecendo. Um dos participantes manda "ahhhh que absurdo! A garota de decote, ela quer só andar com um decote ora, você não pode criticar! Comparar isso com um cara andar por aí com o contorno do pau aparecendo, ora essa, ele é um estuprador, ele quer estuprar, obviamente".

Tipo lolwut. A mulher pode andar vestida como quiser. O homem, por outro lado, é taxado de ESTUPRADOR se fizer algo similar...? Por que, exatamente? Qual é o mecanismo lógico que você usa pra definir que uma mulher fazer X é perfeitamente normal e justo e válido e incriticável, mas se um homem faz algo análogo ele é literalmente um criminoso?

(Não que eu acho que mulheres possam ser julgadas pela forma que se vestem. O que estou criticando aqui é essa incoerência. Igualdade deveria ser "todo mundo pode se vestir como quiser. Fique na sua, isso não é da sua conta". E não "mulher pode se vestir provocativamente, mas se um homem faz isso ELE É UM ESTUPRADOR.)

Quando vi a turminha lá dela dela pregando os podcasters na cruz (mano, foi FEIA a malhação pública de judas; zoaram os caras de gordos, de velhos, de virgens, chamaram de babaca, de idiota, rolou vários "SEMPRE ODIEI ESSE CARA!!!! QUE BOM QUE ELE ESTÁ QUEIMANDO EM PÚBLICO!!!!"), ou seja, fazendo exatamente o mesmo que ela criticou a fanbase dele de fazer... lembrei da horseshoe theory e lembrei por que não me identifico com nenhum grupo. Sempre tem alguém pra fazer merda.

Principalmente, o que motivou esse podcast foram pendências pessoais de alguns participantes contra as personalidades criticadas, e não um real senso de boas morais.

E O PIOR DE TUDO É: se eu me oponho a essa histeria toda, eu me alinho sem querer querendo com a galera da extrema direita, olavetes e "bolsomito!!!"'s da vida, que gostam de xingar feministas simplesmente por reacionarismo. Vi vários ~elementos~ dessa turma correndo ao socorro dos podcasters atacados, falando coisas como RSRSR FEMINISTA TUDO GORDA MAL COMIDA MAL LIGA NAO e pensei "OLHA QUE BOSTA".

No final acho que é isso que mais me incomoda nessa porra -- elementos mais exagerados numa causa bacana (seja lá que causa) encorajando os reacionários.

/r/brasil Thread Parent