[ELI5] Porque as cidades do Brasil são tão feias?

Cara eu acho que voce ta trazendo essa discussão de outro lugar.. se for olhar bem no que escrevi, não tem nada de cunho social.. periferia vs. bairro nobre, cultura indígena vs cultura do branco... Olha o que voce mesmo escreveu:

A cultura é tão rica na "periferia" quanto no "centro"

A questão toda la de cima é exatamente sobre isso.. riqueza cultural, nao tem nada a ver por ser cultura do branco ou da europa.. nao precisa ficar mordido.. sei muito bem do que voce esta falando e concordo com voce, só que voce se contrapondo com algo que não disse.

Eu e voce estamos usando o portugues, a linguagem escrita, o computador e o celular pra nos comunicarmos, e pra chegarmos a esse ponto, foi necessário muito tempo de evolução tecnológica.. quanta matemática, engenharia, poesia, literatura.. artes.. pra podermos estar aqui no reddit trocando idéias..

Tudo isso levou muito tempo, muito esforço de incontáveis culturas.. isso tudo é a nossa herança tecnológica, e é essa herança que nos separa do "homem-animal".. o que sem essa cultura nao teria lingua, nem comunicação, nem nada disso que temos..

Agora você quer me dizer que o zé da roça.. la dos idos de 1800, os nossos colonos.. que mal sabia ler e escrever não tem diferença cultural, do seu par da cidade, que ia a óperas, entendia de pinturas, esculturas.. lia livros, conhecia gente também culta que os enriquecia?

Então voce viajou no que disse, eu só disse que na formação do pais, quanto mais pessoas aculturadas o pais recebesse, mais rapidamente o mesmo conseguiria alcançar niveis civilizatórios adequados.. e tenho certeza que se compararmos o Brasil e os EUA por exemplo.. isso deve ser parte da explicação do por que eles avançaram mais rápidos do que nós.

Não tem nada a ver com apologia a europa ou ao branco, e a falta de valor com a cultura popular por exemplo.. até por que na época a que me refiro, a cultura popular brasileira era quase inexistente, e estava nascendo, tanto a erudita, quanto a popular.

/r/brasil Thread Parent