Licenciatura em Astronomia/Física FCUP

Sou licenciado em física pela FCUP.

Rapidamente, antes de dormir...

Entre os professores e alunos vais encontrar pessoas brilhantes e extremamente interessantes. O curso e pessoal de astronomia (ou matemática e física aplicada, como se chamava na altura) são muito semelhantes aos de física.

Na altura em que frequentei entrava pouca gente para o curso. Cerca de 15 pessoas em Física, um pouco mais em astronomia, penso. Neste momento não sei.

As médias não eram um problema, as vagas eram raramente preenchidas, pelo que qualquer pessoa conseguia ingressar no curso. Surgiam sempre uns quantos alunos que tinham terminado física e matemática no secundário com pouco mais de 10 valores, mas como era suficiente, entravam. Um ano letivo era normalmente suficiente para desistirem sem fazer nenhuma cadeira. A exigência é grande. Se não consegues médias de 18 a 20 valores nas disciplinas de matemática e física sugiro que optes por outros cursos. Seja porque razão for. Ora por falta de empenho ou falta de jeito. Ambos serão necessários.

As saídas profissionais são o ponto mais crítico e um algo ambivalente. Toda a gente que terminou o curso tem um percurso interessante. Eu fiquei-me pela licenciatura, muitos seguiram doutoramento, pos-doc. Não há grandes saídas profissionais diretas para quem termina a licenciatura, principalmente em Portugal. Alguns optam por trabalhar como programadores informáticos. O que penso que continua a ser uma opção válida. Alguns optaram pela via de ensino. Na altura era uma possibilidade a partir dos 2 anos para alunos de Física. Atualmente não deverá proporcionar grandes oportunidades de emprego.

Quem optou pela investigação, obviamente emigrou. Conseguem bolsas de doutoramento, tendo esperança de obter uma colocação permanente. Uma vaga numa faculdade portuguesa é praticamente impossível.

Acima de tudo, uma licenciatura em Física ou Matemática é um carimbo que não és um idiota completo. Mas com pouca aplicabilidade direta no mercado de trabalho. Se gostas muito de física, matemática ou astronomia e sentes que tens capacidades avança. Mas com a noção que as dificuldades são grandes e empregabilidade será reduzida. Mas, atualmente, quais os cursos com boa empregabilidade? Alguns, mas muito poucos.

/r/portugal Thread