[Megathread] Ajuda, Dúvidas e Dicas - 16/08/2022

Posso ser processado?

Estou a recorrer pela primeira vez ao Reddit porque não consigo encontrar respostas para o meu problema via pesquisa no google e sei que esta comunidade está repleta de pessoas com cultura e conhecimentos que me podem ajudar a obter alguma clareza nesta questão. Alguns cavaleiros da justiça vão-me dar na cabeça, mas pode ser que alguém tenha a bondade de me auxiliar.
O que se passa é o seguinte.
Fiz uma música de hip hop/rap e após alguma consideração relativamente ao cenário a escolher para o videoclip, concluí que a melhor solução visual para apresentar aquela faixa era gravar o vídeo num campo de golfe. Após conversar com alguns amigos, um deles recomenda-me ir para os campos do Clube X, que podia ligar para lá a perguntar, mas que em princípio não ia ter problemas. Disse que costumava ir para lá com amigos jogar à bola e nunca ninguém lhe foi dizer nada, que só tinha que ter o cuidado de me afastar sempre que visse pessoas a jogar para não incomodar o seu jogo.
Para sentir-me mais à vontade, resolvi ir lá visitar aquilo primeiro com ele. Começo por ver umas placas a dizer qualquer coisa como PROIBIDO CIRCULAR NESTE ESPAÇO, não me lembro das palavras exatas, mas era algo a indicar que não se podia estar ali e fiquei logo tenso. “Estas placas por acaso não estavam aqui antes que eu não me lembro delas”, dizia ele. Estivemos por lá a andar e eu consegui testemunhar que de facto andavam por lá pessoas pelos campos sem estar a jogar, a passear o cão e assim. Informo que fora as placas que mencionei, não existe nada que impeça as pessoas de acederem aos campos, como uma vedação ou obstáculo físico.
Resolvi ligar a perguntar se gravar lá seria possível, quem me atendeu disse que o pedido tinha de ser feito por e-mail. Escrevi um e-mail, ninguém respondeu. Dadas as condições, resolvi arriscar. Afinal de contas se vão para lá jogar à bola, devia conseguir gravar. Arrisquei e fui para lá gravar à campeão sem receber a aprovação de ninguém daqueles campos de golfe na esperança de conseguir safar-me.
Juntei uns 5 amigos e fomos. Todos equipados à golfe, todos pipis, polo, calça chino, impecáveis, com tacos de golfe, bolas e tudo. Sempre super atento a ver se via pessoas a jogar que era para nos afastarmos e não incomodar. Passado uma hora começamos a ver o segurança com o seu buggy a rondar-nos. Parámos de gravar por razões óbvias e íamo-nos afastando sempre que o víamos. Ele ia e vinha com o seu buggy e até nos chegou a fazer um thumbs up a passar por nós. Aí pensámos, “ok, se calhar ele tá aqui por outros motivos” e continuámos as gravações. Quando ele nos viu a gravar, veio em nossa direção e perguntou quem era o responsável. Falei com ele e disse que estávamos a gravar um trabalho para a faculdade. “Ah ok, mas é que vocês não podem estar aqui, temos jogadores a queixar-se”. Pedi desculpa e disse que tínhamos tido esse cuidado de nos afastar sempre que avistássemos alguém a jogar para aquele buraco onde estávamos. “Pois, mas já houve uma senhora que nos contactou 2x por vossa causa, ao início até pensei que estivessem a jogar, mas depois reparei que não, sendo assim, vão ter que abandonar os campos, mas façam assim, voltem às 18h que é a hora que os campos encerram e aí já podem fazer isso”. Foi super porreiro, agradeci e abandonámos logo o campo. Esperámos 1h, voltámos lá às 18h e conseguimos gravar tudo sem qualquer problema. Pareceu-me completamente tranquilo, principalmente porque vi outras pessoas por lá, deitadas na relva a fazer piqueniques, ouvir música, passear em família, etc.
Lancei o videoclip e estava tudo a correr bem até que ontem, calhou ir ao LinkedIn e reparo que o DIRETOR daqueles campos de golfe viu o meu perfil por meio de Pesquisa do Linkedin. Ou seja, ele foi à barra de pesquisa escrever o meu nome para me encontrar. Escusado será dizer que fiquei, como se diz na gíria, todo borrado. Estou com medo do que possa acontecer visto que efetivamente não obtive a autorização para gravar ali. Calculo que tenham encontrado o videoclip através dos anúncios que coloquei no Youtube, mas confesso que não estava à espera que as pessoas do clube fossem mesmo deparar-se com o vídeo, principalmente que fosse chegar ao diretor. Sim, ok, com anúncio o vídeo ficou mais exposto, mas tendo em conta o que investi, o alcance é reduzido e é no mínimo caricato terem não só encontrado como visto que foi lá onde decorreram as gravações.
Sinto que o problema aqui é que em algumas partes do vídeo surge a bandeirinha com o nome do clube, o que torna o espaço identificável. E acredito que dado o estatuto de um clube de golfe, possam não ter o interesse em associar-se aquele vídeo, ainda para mais sendo um vídeo de rap egotrip em que falo de gajas, drogas e afins (é tudo dito de forma meio satírica e humorística, mas para eles deve-lhes dar igual).
Como vos disse, estou com receio do que possa vir a acontecer-me por causa disto. Sabem quais as consequências legais que poderão surgir? Estou a exagerar e provavelmente eles não vão dar importância? É que o próprio diretor já perdeu o seu tempo a procurar-me, portanto não me admirava que perdessem tempo para outras coisas. Deva retirar o vídeo do ar? Espero que me digam alguma coisa e depois logo se vê? Algum conselho que me possam dar?
Realço que eu sou um artista que está apenas a começar, sem qualquer fanbase, com 2 músicas apenas lançadas. Não estou associado a qualquer produtora e é tudo feito de forma low-budget, desenrascando-me como posso para fazer com que o projeto final aparente ter o aspecto mais profissional possível, embora seja tudo feito de forma meio amadora, dependendo sempre de favores e de amigos para aparecer, portanto não julguem que sou um PROFJAM.
Sei que me meti a jeito e que alguns vão fazer questão de me lembrar disso, mas a verdade é que sem dinheiro/contactos, uma pessoa com a vontade de fazer “uma coisa fixe”, acaba por arriscar tentar algo que não seja ético/legal em prol do produto final.
Agradeço qualquer input que me queiram dar. E caso tenham alguma questão adicional, tentarei responder.

/r/portugal Thread