Bate-papo livre semanal - 01/05/21

ha varios tipos de drogas, com efeitos diferentes. eh necessario fazer essa distinçao. mas em todas, com a proibiçao, ha um risco quimico inerente. a condiçao de produçao, transporte, armazenamento sao extremamente precarias, sem fiscalizaçao... ja foram encontradas substancias MUITO toxicas em muitas drogas mais leves (como maconha). se estivesse legalizado, o seu tio compraria de comerciantes, sem risco de perder a vida para traficantes, compraria com uma qualidade boa para nao foder mais ainda com a saude (e com limitaçoes semanais), receberia tratamento para a desintoxicaçao em locais humanizados, com incentivos profissionais e educacionais.

eh melhor isso ou deixar seu tio a merce de traficantes, usando substancias desconhecidas, sem tratamento adequado (porque essas internaçoes ai nao sao la muito eficientes), estigmatizado, incapaz de obter emprego, endividado... obvio, do ponto de vista moral eh repugnante legalizar as drogas, eu penso que inclusive nao seja o ideal. mas nesse sistema que a gente vive, eh o mal menor, nao ha alternativas.

se estivessemos sob o socialismo, haveria muitas alternativas. porque o estado socialista conserta os problemas na raiz, resolve as deficiencias sociais, nao tem teimosia em investir no bem de sua populaçao. mas o estado capitalista fornece o minimo, e pune em demasia, pois eh mais barato punir individuos tortos do que consertar os problemas que o proprio sistema criou pela negligencia e por açoes truculentas. a nossa proposta eh: diminuir a puniçao desproporcional individual e aumentar o investimento social minimo (e constitucional) para resolver esses problemas graves. nao ha outra alternativa para a soluçao disso dentro desse sistema. o nosso estado eh proativo na puniçao, nao no suporte humanitario, por isso ha serias limitaçoes.

/r/BrasildoB Thread Parent