Militante do PCO confraternizando em reunião do PSOL

não é bem que o pco defenda o neymar, robinho ou jogadores de indole duvidosa. eles apoiam o futebol nacional, são contra o punitivismo e acham que o moralismo não deve definir política. mas isso foi bastante discutido nessa postagem aqui.

o problema é que esse reformismo acaba matando qualquer movimento de mudança real. digo isso como ex-keynesiana. esse "retirar um pouco do peso do estado burguês", quando é concessão da classe burguesa, é temporária e só o suficiente para abafar o movimento.

esse desejo eleitoreiro de concessões acabou com toda a potencial força das frentes fora bolsonaro de junho/julho. a luta do fora bolsonaro teria sido bem mais benéfica à reorganização de forças para combater o estado burguês... do que qualquer prefeitura ganha em 2020. da análise do que aconteceu em 2020, quem enfraqueceu o movimento foram justamente partidos como o PSOL, no primeiro momento, e o PT em seguida.

dito isto, o pco tem exemplos de situações pragmáticas. veja o posicionamento contra o golpe (favorável a dilma), a campanha de lula livre e de lula para candidato em 2022. tem suas rusgas com o psol, mas tenta justificar seu posicionamento.

a sua crítica do porismo ideológico me parece algo válido para o PSTU que se tornou um completo isolacionista de 2016~2019... mas, pelo menos, esteve no fora bolsonaro... apesar de que acatou o fim da greve dos correios.

dai acho importante criticar o posicionamento do PCO. como é importante criticar todo partido de esquerda. só que é importante fazer isso em cima da análise dos fatos e conjuntural.

/r/BrasildoB Thread Parent Link - i.redd.it