Pleno 2022 e a Folha de S. Paulo mete uma coluna sobre racismo reverso

Olha. Eu pesquisei sobre esse caso agora e parece cheio de contradições. E da forma que o texto foi escrito faz aumentar ainda mais as contradições e parecer algo ainda mais diferente.

Pelo que eu pesquisei. 2008 Ele foi um jovem gostava de lutar esportivamente e chegou a ganhar varios premios inclusive regionais. Ele chegou a ser preso por ter drogas por 3 meses, em 2007, mas sinceramente era jovem e nada fora do normal.

Eventualmente ele se feriu e teve que permanentemente parar de lutar.

Em algum momento proximo de 2018, ele decidiu ser um jornalista independente. Seu foco era a parte politica tetando falar com politicos republicanos e conservadores e ir na predio do facebook perguntar do porque suspendendo conta de politicos.

(até agora nada fora do normal)

Com o tempo fez coisas mais "politicas" do que jornaliticas como ir com um megafone no escritorio da CNN acusar eles de postar fake news e gravar para postar. (Provocador mas nada errado.

Aqui a historia diverge da sua versão.

Ele decide tentar gravar e participar eventos e protestos e decide ir a um discurso do grupo PROUD BOYS (um grupo exclusivamente masculino, que alguns chamam de neo-nazistas pois prega que está havendo um genocidio cultural dos brancos ou algo assim) por causa que lá estaria Gavin McInnes.

Infelizmente ele não consegue entrar por não ter convite, (em video ele afirma que queria ficar com os amigos e curtir o show que ia ter lá também mas já estava esgotado). Do lado de fora havia outro grupo, Antifa.

Conforme versão em um video dele, na epoca que usava o nome "Woke": ele se envolveu em uma discussão e briga com a Antifa. Tudo começa quando ele não consegue entrar, e fica do lado de fora. Ele então ve um grupo da antifa e começa a gravar. Um membro o questiona "Aoende você vai" e quando ele se vira para gravar essa pessoa, ele pega a camera dele e atira no chão. Por causa dessa agressão ele dá uma cotovelada no cara e começam uma briga. Até que a policia aparece e para a briga.

Ele então pensa em voltar para casa com os amigos. E segue o caminho normalmente.

No caminho de volta ele percebe que aquele antifa que ele brigou, reuniu um grupo de 5 pessoas e começa a cercá-lo. Ele pede para o amigo sair correndo, e começa a ser atacado por esse grupo, que acaba atraindo outros antifas até chegar a quase 10 pessoas.

Membros que estava no predio dos Prouds Boys vem a cena e entram na briga para ajudá-lo, mais ainda sim em menor numero. Até que finalmente o amigo volta com a policia que dispersa a briga.

Aqui a estoria volta a ser como a sua versão

Após isso ele começa a sofrer doxxing e ameaças da internet. E começam a associá-lo indevidamente a movimentos que não faz parte.

Eventualmente ele se radicaliza e passa a virar Influencer/Youtuber/Streamer especialista em falar discursos de ultra-direita fantasiado (geralmente de militar ou de Curinga).

Em resumo

  1. "ele era um reporte que foi falar do black life matter nunca tendo falado de politica" não é verdade.
  2. "ele foi agredido injustamente e perseguido por pessoas ruins, o que o radicalizou" isso ´é verdade.
  3. Ele era só alguém que foi com os amigos tentar se divertir em um evento de Gavin MacInnes e não conseguiu entrar por falta de ingresso.
  4. Ele vinha atuando como reporter independente fazendo videos geralmente favoraveis aos republicanos e conservadores tendo se manifestado literalmente com um megafone contra o jornal da CNN. Mas nunca atuo com grupos nazistas.
  5. Do lado de fora, se envolvem em uma briga com um membro da antifa que joga seu celular no chão e então começam a brigar até a policia os separarem.
  6. Esse membro da antifa, consegue reunir um grupo de 5 pessoas para agredi-lo que ganha adesão de pessoas de fora ( outros antifas entram na briga para agredi-lo e membros dp Proud boys entram para defende-lo).
  7. Ele começa a sofrer ameaças e associações indevidas com ideias que não defende.
  8. Ele então se radicaliza deixando de ser meramente "republicano" ou "conservador" e virando quase que neonazista.
/r/BrasildoB Thread Parent Link - i.redd.it