Conversa Cultural

Isso eu também gostava muito de saber. O que eu faço normalmente é ir às partes sobre cultura dos jornais (Observador, Publico e poucos mais) e sigo umas contas no instagram, editoras principalmente. É uma tristeza porque cada vez que vejo na Internet que se vai ter uma conversa com escritor tal ou outras personalidades culturais, é sempre num lugar que fica longe de onde vivo e eu nunca posso ir porque estou a trabalhar ou porque não posso gastar dinheiro para ir a tal sitio. Aborrece-me imenso isto. Porque que não filmam essas conversas e metem no Youtube? Nunca consegui perceber isso. Ajudava imenso a espalhar a cultura portuguesa. Só se preocupam em encher um pavilhão com 500 pessoas (estou a atirar números para o ar) mas se estivesse disponível online era possível que mais 2000 ou 3000 mil pessoas conseguissem ver. Podem não parecer números muito grandes mas este país também não é grande, e está tão cheio de talento que sufoca e ele foge para outro lado qualquer, e quem fica sofre e daqui a pouco a arte e a inovação morrem. Provavelmente ninguém quer saber mas epá isto é mesmo algo que me deixa muito triste. Não se faz quase nada para espalhar a cultura, e eu estou a falar só dentro do país. Se as pessoas no poder quisessem era fácil e não acredito que custasse assim tanto dinheiro. E o povo precisa de cultura. Um país sem cultura é um país morto, sem alma nem cor. É o mesmo que uma fábrica de plástico ou sei lá.

Onde é que vão buscar tanto orgulho em serem portugueses? É no Ronaldo e nos pastéis de nata? Ou as praias do Algarve? As sardinhas e o vinho do Porto? Isso é tudo muito bom mas não é tudo. Há mais.

Só se ouve falar de um arquitecto português quando ganha um prémio lá fora. Ou um cientista tuga só é brilhante quando estuda em Oxford; é um dos requisitos para que escrevam um artigo sobre ele, ou ela num jornal ou numa revista portuguesa.

Já estou a abusar e escrevi foi demais, devo ter dito algumas asneiras também, mas agora também não vou apagar nada, vai mesmo assim. Estou só a desabafar, e aqui ninguém me conhece por isso whatever.

Lembrei-me agora que no youtube vi alguns vídeos com Lobo Antunes, Gonçalo M. Tavares e o Mia Couto mas já são muito antigos. Experimenta escrever o nome dos escritores que gostas por lá. A RTP felizmente ainda consegue mostrar qualquer coisa, e acredito sinceramente que não fazem mais porque não podem. Passa por lá também (RTP Play). Tem vários programas que acho que te vão interessar.

/r/portugal Thread Parent