Dicas para ir bem na redaçāo do Enem

  • Importantíssimo: a gente aprende muito a enrolar na escola. A escrever em 10 linhas uma coisa que dá pra escrever em 2, pq os professores colocam um limite mínimo. Isso é uma bosta. Esquece isso pra redação e pra vida. Pensa assim, se vc precisar de menos espaço pra explicar uma ideia, vc vai conseguir elaborar mais ideias na mesma quantidade de linhas. Menos é mais.

Acho que o básico vc já ouviu mil vezes, então vou focar em outras coisas:

Parágrafo 1: introdução. Esclarece a questão e fala o seu ponto de vista.

Parágrafos 2 a 4: um pra cada argumento. Aqui pode ser citação, fatos, correlações, etc. Mostre como eles estão relacionados ao problema.

Parágrafo 5: conclusão. Repita os argumentos brevemente, e apresente uma solução baseada neles.

  • Uma coisa que sempre acontecia comigo era escrever normal, daí depois de criar a conclusão, perceber que era muito melhor colocar ela no início, mudando pouca coisa. Isso em geral é pq conforme vc escreve, vc pensa ou percebe coisas que não pensou quando escreveu a "primeira" introdução. Mas é importante escrever antes, mesmo sabendo que vai jogar fora.

  • É ideal que os parágrafos conversem entre si, mantendo uma continuidade no texto. Por exemplo, no primeiro parágrafo vc pode falar "devido a fatores sociais, econômicos e políticos", e daí ter um argumento pra cada nos parágrafos 2 a 4 (esclarecendo isso nos parágrafos).

  • Se no fim dos parágrafos 2 a 4 tiver um jeito de fazer a ligação com o parágrafo seguinte é ainda melhor, mas é difícil pq vc precisa conseguir "associar" o novo argumento em no máximo uma linha.

  • Em geral eu pegava 2 argumentos óbvios e 1 mais elaborado, "fora da caixa". Tem que explicar bem esse último se for usar.

  • Não acho que citações sejam tão relevantes assim, eu nunca citei nenhuma e ia bem.

  • É bom reconhecer os argumentos contrários, mas não precisa elaborar eles.. algo do tipo "apesar de xxxx, sabe-se que yyyy é viável devido a zzzz".

  • Evite clichês tipo "em um mundo cada vez mais globalizado..."

/r/brasil Thread