Esses jovens e seus termos modernos

Então a europa feudal da idade média era capitalista porque as terras eram de propriedade dos senhores feudais

Se existe respeito a propriedade privada, é capitalismo. Isso é literalmente a definição do termo. Eu não to inventando nada, eu to basicamente lendo o dicionário.

Na idade média existia propriedade privada? Sim -> capitalismo.

E se a propriedade for coletiva? E se a sociedade não for voltada para a acumulação de capital?

Depende o contexto.

A propriedade é "coletivizada" de forma pacífica, como uma cooperativa, ou de forma agressiva, do tipo "é da sociedade por bem ou por mal"? Se for pacífico a propriedade pode ser coletiva e mesmo assim eh capitalismo. O que eh incosistente com o capitalismo eh o indio A ir sozinho e pegar um peixe e ele ser FORCADO a dar o peixe pro indio B, por bem ou por mal.

Se eu trabalhar e construir algo, eh perfeitamente compativel com o capitalismo que eu pegue o que eu produzi e distribua como eu achar conveniente.

Capitalismo nao tem nada a ver com acumulacao de capital, o acumulo de capital eh soh um efeito do respeito ao capital, mas nao eh o ponto que define o sistema.

Voce pode ter um grupo de pessoas que subsiste respeitando uma a propriedade da outra, nao vai existir acumulo de capital, pois eles conseguem apenas subsistir, mas vai ser capitalismo, pois existe respeito a propriedade privada.

Onde você leu isso? No instituto Von Mises? Quem você acha que garante a tua propriedade? Jesus Cristo? É o Estado.

Da logica que eu mesmo coloquei, se capitalismo eh respeito a propriedade privada e o estado expropria coercitivamente a propriedade privada ele eh incompativel com o capitalismo. Isso eh logica basica que até um papagaio consegue seguir.

Que raios de critério é esse? Quer dizer que se eu juntar 5 caras e roubar um bem de produção nós cinco viramos um Estado? rs

Depende, quando eh em larga escala a gente chama de estado, quando eh 5 caras aleatorios a gente chama de roubo, mas o ato eh o mesmo.

/r/brasil Thread Parent Link - i.imgur.com