Globo pls

o céu tava com um tom amarelado bizarro

Pode ser fumaça, poluição, poeira (partículas de terra) ou uma combinação de mais de um destes.

Poeira é normal quando passa um período sem chuvas, com o solo seco o vento carrega as partículas de poeira. Toda vez que solo seco e vento se combinam o céu fica assim, principalmente quando a umidade do ar está mais baixa, o efeito é ainda mais perceptível quando o Sol está abaixo do zênite e quanto mais próximo à linha do horizonte mais intenso. Esse é um fenômeno recorrente e bastante comum.

Curiosidade, a areia do deserto do Saara atravessa o oceano Atlântico e chega até o Brasil e outras partes da América do Sul, fonte: https://exame.abril.com.br/ciencia/nasa-descobre-como-a-areia-do-saara-fertiliza-a-floresta-amazonica/

Segundo os satélites da Nasa, mais de 27 milhões de toneladas de areia viaja do Saara para a Amazônia a cada ano, com cerca de 22 mil toneladas de fósforo.

INPE (https://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml):

Poeira: partículas pequenas de terra ou outra substância suspensa no ar.

Névoa seca: suspensão de partículas de poeira fina e/ou fumaça no ar. Invisíveis a olho nu, as partículas reduzem a visibilidade e são suficientemente numerosas para dar ao ar um aspecto opaco.

Em grandes centros como São Paulo, Rio, Porto Alegre ou outra cidade grande, porém aqui no Brasil principalmente São Paulo, após um período sem chuvas e com a umidade relativa do ar baixa, a concentração de partículas de poeira e principalmente de poluição urbana suspensas no ar aumenta muito criando uma espécie de neblina. E quando estes fatores ocorrem no período de queimadas (renovação de pastagens, fogo acidental ou natural, fogo clandestino, etc) o efeito é ainda mais ascentuado. Mas assim que chover um volume considerável, as partículas de poeira são lavadas do ar e retornam ao solo.

As pessoas que ficaram assustadas ou alarmadas com essas notícias de hoje são um bando de desatentas, pois é um fenômeno natural e que ocorre todos os anos com maior ou menor intensidade.

Ainda mais em grandes centros, é bem provável que mais de 70% daquela neblina de hoje tenha como origem a própria cidade, já houve dias parecidos e até piores em que a própria cidade foi responsavel por 100%.

2011: https://exame.abril.com.br/mundo/poluicao-por-poeira-em-sp-e-a-pior-desde-2008/

2015: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/08/tempo-seco-ajuda-manter-poluicao-no-ar-em-sao-

paulo.html

Estudo da UFRJ: http://www.pbmc.coppe.ufrj.br/en/news/832-poluicao-no-ar-mata-11-mil-por-ano-em-sao-paulo

Cubatão, Vale da Morte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39204054

Dependendo do ponto da cidade, a poluição contida no ar varia e aquilo que as pessoas respiram seria o equivalente e variando de 0.5 cigarro/hora até 5 cigarros/hora. https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2019/06/em-uma-hora-de-transito-em-sp-populacao-fuma-5-cigarros-diz-estudo.shtml

Na China, tem cidades nas quais as pessoas saem de máscara na rua, de tanta poluição, há dias em que ninguém pode sair na rua de tanta poluição.

A qualidade do ar, principalmente das grandes cidades, vem caindo e a concentração de poluentes aumentando. E aí quando o bicho pega, é aquela velha história, o governo local bota a culpa nos outros pra não precisar assumir suas responsabilidades e a culpa repousa nas costas de quem não tem nenhuma relação ou tem uma relação mínima com o problema.

/r/brasilivre Thread Parent Link - i.imgur.com