Vamos falar sobre o salário mínimo e como ele prejudica a economia?

Acho que discutir salário mínimo vs desemprego em um país que o salário mínimo não é o suficiente para necessidades BÁSICAS para ao menos uma quantidade gigantesca da população ( que mora em certas cidades ) é algo questionável.

E por que voce acha que todo emprego deve sustentar uma familia? Um cara de 20 anos as vezes nao ta nem ai pra sustentar uma familia, ele só quer os 400 pila dele pra ir pra balada e tomar uma cerveja com os amigos depois da faculdade.

Nem todo emprego produz o suficiente pra sustentar uma pessoa, e muito menos uma familia. Não faz sentido você querer isso pois você destroi uma serie de empregos.

Alem disso, o salario minimo destroi os empregos de aprendiz. Hoje em dia empresas precisam de loppholes pra contratar aprendizes, a maioria usa o estagio. Você contrata o aprendiz como estagiario, em 6 meses ele pode estar produzindo mais ai o salario dele aumenta.

O problema é que isso gera uma segregação dos jovens que não vão pra faculdade. O pobre que não pode ir pra faculdade não vai conseguir um emprego técnico que tem potencial de pagar bem pois ele nunca pode virar aprendiz, pois só pode fazer estágio quem está na faculdade.

Se não existisse salário mínimo a empresa poderia contratar um jovem sem experiência para treina-lo. Com salário mínimo não vale a pena, pois da pra contratar alguém que já sabe um pouco por 1000, pra que contratar alguém que não sabe nada por 800?

Salário mínimo gera uma série de distorções que não podem ser previstas mas são extremamente prejudiciais, especialmente pros menos qualificados. Pro pessoal que já ganha bem não muda nada, mas pro desempregado que poderia estar treinando em uma empresa por 400 por mês muda muito.

/r/brasil Thread Parent