MBL e o trabalho escravo

Primeiro lugar que o trabalho degradante envolve necessariamente a violação de direitos trabalhistas. Em segundo lugar, essas violações devem ser tão graves que ferem a própria dignidade da pessoa humana

O problema aqui é que "degradante" e "dignidade da pessoa humano" são termos subjetivos. Um juíz fazendo ativismo que ganha 40 mil por mes e vive como um rei pode achar que limpar uma privada é "degradante e fere a dignidade da pessoa humana".

A jornada exaustiva pode se dar em 8h/dia se você exige um trabalho que supere as condições físicas humanas OU um trabalho tão extenso por dia que inviabiliza o mínimo descanso do trabalhador, agravando riscos laborais, obviamente superando os limites de trabalho extraordinário previsto na CLT.

Isso é ridiculo... quantas vezes eu passei semanas trabalhando 16 horas por dia, dormindo das 2 as 6 e mal parando pra cagar e comer. Vai falar que eu sou "escravo" agora? Fui eu que escolhi trabalhar mais porque eu preciso da grana e quero o dinheiro.... a alternativa é pior, é uma decisão consciente.

Trabalho forçado, por sua vez, é o trabalho realizado CONTRA A VONTADE DO TRABALHADOR ou sob ameaça.

Aqui eu concordo com voce, temos um caso clássico de escravidao, a pessoa esta sendo forçada a fazer algo que nao quer.

Escravidão é ser forçado a trabalhar ou ter os ffrutos do seu trabalho tomados a força, qualquer coisa além disso é besteira e só serve para banalizar o termo.

Precisamos chamar cada coisa pelo seu nome certo.

O cara ta sendo forçado a trabalhar pra outra pessoa? Escravidão.

O cara ta trabalhando em condicoes ruins? Trabalho em condicoes ruins.

O cara ta se exaurindo de tanto trabalhar? Trabalho exaustivo.

Não faz sentido pegar várias coisas diferentes e chamar tudo de escravidão só pra gerar um choque maior.

/r/brasil Thread Parent Link - i.redd.it