"Não foi comunismo" - Jordan Peterson

Também, direto da VEJA, o Professor Barry Eichengreen, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, defende

É tirar bastante de contexto o ponto dele, o Eichengreen não só não é socialista, como é neoliberal. O que ele fala em seguir:

O capitalismo está num mau momento?
Nas economias avançadas, o momento é ruim. Mas nos mercados emergentes é o oposto. O que levou os Brics à atual posição de proeminência? A economia de mercado e a liberalização. Não se conhece nada melhor do que dar liberdade aos empreendedores. É a mola propulsora do milagre econômico da China. Com políticas saudáveis e estáveis, com boas políticas regulatórias e macroeconômicas, o capitalismo responde positivamente. O Brasil é um exemplo disso. O capitalismo moderno, surgido na Revolução Industrial, tem 200 anos de experiência. Sabemos que nele há benefícios e custos. Mas também sabemos que os benefícios do capitalismo são muito maiores que os custos.

E crises são inerentes a qualquer sistema econômico. Pra que não fosse o caso, o mundo real teria que ser perfeito, em que todas informações relevantes estivessem disponíveis todo o tempo e nada de imprevisível acontecesse.

/r/brasil Thread Parent Link - youtube.com