[Sério] Consultores do r/portugal, que conselhos dariam a novos colegas?

Trabalhei numa Big 4 durante quatro anos. É verdade que existe o prestígio e a possibilidade de trabalhar em grandes clientes, e que os primeiros 2/3 anos são de imensa aprendizagem mas as coisas começam a complicar-se quando começas a fazer trabalho de Senior quando ainda és Staff ou Manager quando és Senior. As horas tardias, a pressão, salário e os bónus ridículos vão ser uma constante. Já para não falar de viagens para Angola à meia noite com chegada às 7:30 com ida directa para o cliente...

Se é pelo dinheiro, diria que só compensa no início. A ideia de que se faz imenso dinheiro em consultoria é errada, ou pelo menos, não é sempre verdade (e para os casos que é verdade deixarás rapidamente de ter saúde - não estou a brincar). Para além de ter saído há 1 ano e meio a ganhar 1650€ e estar a ganhar 2400€ ("em cliente final") trabalho menos horas e sei com o que posso contar.

Resumindo.. vai. Aprende, aproveita e desenvolve métodos de trabalho (gestão do teu esforço e tempo). Fica-te bem no currículo e quando quiseres sair és bastante bem visto pelo mercado o que te permite negociar melhor. Não tenciones ficar mais do que 3 anos.

/r/portugal Thread