Como foi o Governo Collor

Um aviso: eu fui um "cara-pintada", eu participei bem ativamente das passeatas e protestos pelo impeachment do Collor.

Porquê o Collor surgiu:

  1. O Brasil tava muito, muito fudido. "Estagflação" é uma palavra feia que descreve uma coisa horrenda. A inflação da época era tão alta que, se você não tinha conta no banco, precisava gastar todo o salário quando recebia; se guardasse até o final do mês ele iria valer 30% menos. Por causa da inflação ninguém investia e por isso o desemprego era alto. Estagflação é o pior dos piores: estagnação com inflação.

  2. O Collor dizia algo que fazia sentido. Como resposta ao desastre os políticos discutiam controle do déficit fiscal, restrição do meio circulante, privatização e mais um monte de soluções acertadas, mas que não faziam sentido para o povão. O problema é que, como dizia Paulo Francis: "o povo não entende nada mas sente tudo". O Collor percebeu que tava faltando uma narrativa que o povo conseguisse entender. Aí ele se inventou como o "caçador de marajás". Ele explicou que o povo tava fudido porque um bando de marajás corruptos tava se aproveitando. Não era bem a verdade, mas isso era irrelevante pois era algo que o povão entendia.

Porquê o Collor caiu:

  1. A aposta dele deu errado. Quando o cara entrou ele fez um tratamento de choque. Mas esse tratamento não funcionou e o cara perdeu a moral. O congelamento da poupança fudeu com a classe média. A continuação da inflação fudeu com os pobre. Na época o Brasil tinha bem mais pobre do que hoje. Sim, o cara roubou, pacarai. Mas isso foi só o estopim, o explosivo era a crise que o povo sentia. O PT roubou muito mais que ele e continua se re-elegendo porque (ainda) não deixou o país numa merda tão grande.

  2. O Brasil tinha oposição, ao contrário de hoje. Não é que ele tentou pegar "peixe grande", pelo contrário, eles já faziam parte do governo. O problema é que na época os partidos capazes de fazer oposição tinham espinha dorsal (ideologia e liderança). Dois deles tinham ideologia definida e lideranças fortes. O PT fazia o que o Lula mandava e defendia o socialismo e a "ética na política"; sim, eles acreditavam nisso, na época, sem brincadeira. Já o PSDB fazia o que o Montoro/Covas/FHC mandavam e defendia a social democracia; eu sei, também parece piada. Já o PMDB e PDT não sabiam o que defendiam mas, pelo menos, escutavam com atenção o Ulysses Guimarães e Leonel Brizola. Por causa dessa legitimidade ou coerência esses partidos políticos conseguiram articular uma campanha política tão forte quanto as passeatas de 2013 mas que, ao contrário delas tinha direção, articulação, consistência e foco. Em política uma força só cria ação se tiver foco e direção. E foi porque a força tinha foco que o Collor não conseguiu dispersar essa força.

O cenário que derrubou o Collor não existe. O Brasil ainda não está tão fudido. O único partido capaz de fazer oposição ao PT (o PSDB) não tem liderança nem legitimidade suficiente para por o povo na rua. A única liderança com credibilidade para liderar qualquer coisa no Brasil (Marina Silva) não tem partido. A Dilma ainda vai fazer muita merda, mas vai demorar pra surgir alternativa.

/r/brasil Thread